sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Puerto Varas - Day 1

Quando acordamos, os termômetros marcavam algo em torno de 8° e o tempo estava bem nublado, mas a previsão indicava que o dia ia ser de sol. Então, só nos restava confiar!!

Após o café da manhã, ficamos aguardando a empresa de turismo vir nos pegar no hotel. Nosso destino: Saltos de Petrohué, Travessia do Lago de Todos os Santos e a cidade de Peulla.

Ao chegar aos Saltos de Petrohué, o tempo ainda estava fechado, mas isso não impediu de vermos a beleza do lugar. O Rio Petrohué fica dentro do Parque Nacional Vicente Pérez Rosales e suas quedas d’água, de cor verde esmeralda, são um espetáculo a parte. Pena que só podemos ficar apreciando o local por 30 minutos.

Em seguida, fomos ao porto pegar o catamarã para iniciar a travessia do Lago de Todos os Santos. O tempo ainda não tinha aberto, mas mesmo com a neblina sobre as montanhas, a paisagem estava linda.

O lago é enorme, tem quase 180 Km² e mais de 330 metros de profundidade!! Suas águas também tem uma cor verde esmeralda e ele é simplesmente lindo!! A viagem até Peulla durou cerca de 1h30. Apenas quando estávamos chegando à cidade que o céu foi abrindo e a neblina se dissipando.

Peulla é na verdade uma vila pois só tem 120 habitantes. A escola local tem só 5 alunos e 1 professor! Mas essas poucas pessoas que lá moram têm o privilégio de viver em um lugar lindo, cercado pela cordilheira dos Andes e do Rio Petrohué com suas águas verde esmeralda.

Na cidade, fomos fazer um passeio em um veículo 4x4 (carro/caminhão/não sei bem o que adaptado) pelos arredores do local vimos alguns animais que vivem por lá - llama, cervos (eu acho), ovelhas, javalis, avestruz (ou algo da família) e em seguida fizemos um passeio em um pequeno catamarã pelo Rio Petrohué, em uma parte do rio com águas super tranquilas.

Durante o passeio no Rio, a máquina fotográfica de uma senhora caiu na água. No começo, o guia não estava muito a fim de voltar pra procurar, disse que, apesar das águas claras, a profundidade do local era de cerca de 1,80m e perguntou se alguém queria entrar pra procurar a máquina. No final, ele fez a volta, encontrou a máquina (ela brilhava claramente no fundo do rio!!!!) e a “pescou” com uma madeira enorme com uma espécie de anzol na ponta. Bom pra senhora que vai conseguir recuperar suas fotos!! 

Ao final do passeio, almoçamos no único restaurante/hotel em funcionamento na cidade. Em seguida, voltamos para Puerto Varas, fazendo novamente a travessia pelo Lago de Todos os Santos.

Na volta, toda a neblina e as nuvens tinham ido embora. O sol reinava no céu. A paisagem do Lago com a Cordilheira, os Vulcões Osorno, Puntiagudo e Tronador nos arredores, é ESPETACULAR!!!

Passeio totalmente recomendado!!!

Passeio Peulla – CLP 34.000 = US$ 68 = R$ 148 (Com a Turistour – www.turistour.cl)

Passeio 4x4 – CLP 18.000 = US$ 36 = R$ 78 (é um passeio extra e opcional e pode ser comprado no catamarã que faz a travessia do Lago de Todos os Santos. Além dele, pode ser escolhida uma cavalgada ou canoagem. O pagamento, no próprio catamarã, pode ser em dólar, euro, cartão e peso chileno é claro!).