sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Santiago - Day 1

Tô considerando como primeiro o dia seguinte a nossa chegada, ou seja, 15.10.2013.

A primeira visita do dia foi a Vinícola Concha y Toro. Reservei o passeio online. Escolhi o tour em português, aí era um pouquinho tarde, mas pelo menos deu pra descansar da viagem, acordar com calma e seguir para a vinícola.

O passeio é interessante, mas não espere ver a produção do vinho ou coisas do tipo. Como disse um brasileiro que conhecemos no aeroporto e mora aqui no Chile, é um tour para promover a marca Concha y Toro - que por sinal é a segunda maior produtora de vinhos do mundo, tem ações na Bolsa do Chile e de Nova York ;-). Mas a vinícola é muito bonita (pelo menos o pouco que vimos dela) e ainda pudemos conhecer o local que deu origem ao nome do vinho “Casillero del Diablo”. Se tiver disposição pra pegar o metrô, é super tranquilo ir por conta, as agências de turismo cobram o dobro do que pagamos!! Basta pegar o metrô, descer na estação , pegar um táxi (5 min) e pronto, chega a vinícola.

Como o tour foi tarde, almoçamos no restaurante da vinícola. A comida é boa e não é tão cara assim.... bem, é mais ou menos o preço que pagamos num restaurante bom em Recife. E, como já diz o ditado... quem converte não se diverte!!

À tarde fomos à casa de Pablo Neruda e em seguida ao Cerro San Cristobal. A casa do escritor foi a que ele morou com sua terceira esposa. Ela tá bem conservada apesar da decoração não ser muito do meu gosto!! Hehehehehehe. Lá dentro tem inclusive o prêmio Nobel que ele ganhou em algum ano, além de fotos dele com Vinícius de Moraes e Jorge Amado.

Já o Cerro San Cristobal é uma colina enooorme!! Dá pra subir usando as escadas, mas dispensamos total essa alternativa saúde. Fomos e voltamos de funicular. A vista lá em cima é linda, porém se não fosse a poluição, seria mais bonita ainda! Você tem uma visão da cidade de Santiago cercada pela Cordilheira dos Andes. Queria ter visto o por do sol por lá, porém, como está escurecendo tarde (por volta das 20h30), deixamos pra lá.

Quando estávamos voltando para o hotel, passamos por um local chamado Patio Bella Vista. É uma espécie de centro comercial com restaurantes, lanchonetes, lojas, artesanato, tudo num ambiente aberto e bem agradável. Pena que estávamos completamente sem fome e bastante cansados porque senão teríamos escolhido um restaurante e ficado um tempinho por lá. Bem, esse foi o nosso dia em Santiago... e foi o dia em que o Chile conseguiu sua vaga para a Copa do Mundo no Brasil 2014, vencendo o Equador por 2 x 1 e se classificando em terceiro lugar! O pessoal aqui também gosta muito de futebol, a quantidade de gente nos bares assistindo os jogos e o “buzinasso” depois da classificação, parecia que estávamos no Brasil!

Tour Concha y Toro – CPL 8.500 = US$ 17 = R$ 37 – reserva pelo site: www.conchaytoro.com

Passagem metrô – CLP 610 = US$ 1,24 = R$ 2,66 (horário normal/trecho)

Táxi estação Las Mercedes–Concha y Toro: CLP 3.000 = US$ 6 = R$ 13 (um trecho)

La chascona (casa Pablo Neruda) – CLP 4.000 = US$ 8 = R$ 17,50

Funicular – CLP 2.000 = US$ 4 = R$ 8,75 (ida e volta)