domingo, 8 de maio de 2011

Praga


A cidade de Praga é lindaaaa!!!! Cada esquina é uma surpresa. TODOS os prédios da cidade (pelo menos pelas partes que andamos) são antigos e super bem conservados. Se fôssemos tirar fotos de todos os edifícios que gostamos não teria memória suficiente!! Só estando aqui pra se ter uma idéia da beleza que é esse lugar.
A cidade é cheia de praças. Ao se andar por ruas estreitas entra-se, ao final, num enorme largo rodeado de prédios (lindos por sinal). É coisa de cinema mesmo... vide Missão Impossível 1 e 4 :)

Fizemos um tour com o pessoal do Sandsman (free tour como o de Berlim) e, como disse o guia, pudemos ver muito mais do que apenas pedras. Fomos apresentados a história da cidade e vimos como esse povo sofreu, estando sempre dominado por alguma nação. Atualmente a República Tcheca é um país livre, mas conseguiu isso a duras penas. O povo que aqui vive é muito desconfiado, mas isso é devido a tudo que sofreram, imaginando que um dia a dominação possa voltar.

E, se os judeus sofreram durante a II Guerra Mundial, vocês não imaginam como os judeus tchecos sofreram. Presos num gueto, sem lugar pra enterrar os mortos e sendo dizimados como o resto de seu povo. E Hitler só não destruiu a Sinagoga (a mais velha em atividade da Europa e símbolo para os judeus) e o cemitério porque queria que eles fossem uma espécie de memorial de um povo extinto.

Conhecemos um pouco da história do escritor Kafka, vimos o teatro em que Mozart estreou “O Comendador”, a casa em que o matemático Kepler viveu, a Ponte de Carlos e suas belas esculturas (que foram derrubadas durante a cheia de 2002), o Castelo de Praga (casas, ruas, igrejas, tem-se de tudo, menos um castelo de verdade), o muro em homenagem a liberdade de expressão (que por muito tempo os tchecos não sabiam o que era), o relógio astronômico (que marca a hora, fase da lua, se é de manhã, tarde ou noite, período do zodíaco,...) ...

Hoje ainda pudemos assistir ao final da Maratona Internacional de Praga!!

E se alguém tiver pensando em visitar essa cidade... nunca troque dinheiro nas casas de câmbio que ficam na estação de metrô!! É praticamente um assalto sem arma!!! É muito mais vantajoso sacar dinheiro da conta do que fazer esse câmbio. E, se precisar trocar dinheiro na cidade, sempre pesquisar as comissões das várias casas de câmbio (muitas dizem que não cobram, mas é mentira!!).

Daqui a pouco continuamos nossa viagem em direção a Zurique – 15 horas de viagem de trem, sentados numa cadeira já que os vagões dormitórios não estavam mais disponíveis!! Boa sorte pra gente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário