quinta-feira, 12 de maio de 2011

Suíça


A viagem Praga-Zurique foi num trem noturno, na segunda classe, mas não era naqueles vagões dormitórios... era em uma cadeira reclinável mesmo. A primeira impressão de Mauro, quando chegamos nos nossos assentos: "isso aqui é primeira classe... aqui eu vou dormir é muito!" Esse comentário foi devido ao espaço da cadeira.

Mas, depois de 15 horas de viagem, com incontáveis paradas nesse tempo (e, cada vez que parava, era um troca troca de trem - engatando outros vagões no nosso ou soltando algum que estivesse junto - um entra e sai de gente, uma demora na estação, aquela idéia de "estou na primeira classe" foi por água abaixo.

A viagem foi realmente muito cansativa e, quando chegamos ao hotel (por volta das 9h30 da manhã) só pudemos deixar as malas porque o quarto só estaria liberado às 15h!! Tudo bem, já esperávamos por isso... então fomos andar pela cidade (com a mesma roupa do dia anterior e sem tomar banho!!!)

Zurique é uma cidade linda!! A parte antiga da cidade (por onde ficamos) é rodeada por um Rio que termina em um pequeno lago de 40km (mas o lago também fica dentro da cidade). Isso faz com que ela seja beem charmosa e agradável para passear.

É bastante comum as pessoas comprarem o lanche ou almoço ou qualquer comida e irem para a beira do rio, do lago ou para as praças. Nós fizemos isso e foi super legal.

A cidade parece que anda num ritmo diferente... se as pessoas não fossem tão brancas, diria que os baianos são descendentes desse povo!!

Outra teoria que me veio a cabeça é que os suíços (ou pelo menos os moradores de Zurique) são extremamente ricos e vivem de renda... tudo aqui é muito caro e as pessoas vivem passeando nos parques... quarta-feira - 15h, e os parques e praças cheios de gente se bronzeando, tomando banho no lago, jogando xadrez, etc...

Mas, mesmo sendo tudo tão caro, foi onde gastamos menos dinheiro... para todos os lugares que íamos era a pé, os lugares que visitamos eram de graça, até o passeio de barco não precisamos pagar devido ao Eurail (europass do trem). Conseguimos até sair da dieta do sanduíche. Graças ao meu livrinho de bolso (Guia Criativo para o Viajante independente na Europa), descobrimos um supermercado que vendia comida pronta (e gostosa) a um preço razoável... lasanha, arroz, macarrão, frango, croissant (esse era uma caixinha de surpresa pq o recheio só sabíamos na hora de comer já que nosso alemão não tá muito bom).

Fomos um dia para Berna - a capital da Suíça para aqueles que não sabem - e passamos o dia andando por lá. Também é uma cidade legal, menor do que Zurique mas não tão aconchegante quanto essa. Valeu o passeio. Subimos as escadas pra casa de Eistein (já que não tínhamos dinheiro suíço para pagar a entrada). Quem sabe ficou alguma coisa nas escadas e só essa visita fez com que alguma luz acendesse em nossas cabeças.

A próxima viagem é em direção a Amsterdam - mais uma viagem noturna (um pouco mais de 12 horas) porém dessa vez vamos num vagão dormitório!!! E primeira classe!!! Êbaaaaaa!!!! hehehehehe

E vamos embora da Suíça sem ter pego um franco suíço!!!! Como eu gosto do Visa!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário